Caravelas Costa das Baleias Bahia
english
English
deutsch
Deutsch

Página Inicial

logo recantodospassaros

logo

Caravelas


O município de Caravelas localiza-se no litoral na Costa das Baleias, municípios limítrofes são: Alcobaça, Ibirapuã, Lajedão, Medeiros Neto, Nova Viçosa e Teixeira de Freitas.
Características geográficas: 22 mil habitantes. Área total: 2361 km².
O clima predominante é tropical úmido, as temperaturas variam em média de 23°C a 30°C no verão e de 18°C a 26°C no inverno.
A cidade de Caravelas é o portal principal de embarque para o Arquipélago de Abrolhos que fica perto do litoral de Caravelas.
O Arquipélago de Abrolhos oferece excelentes opções para mergulho autônomo e livre, as águas cristalinas e arrecifes abrigam uma diversidade enorme de fauna marinha.
Por ser um Parque Nacional, o acesso as cinco ilhas é restrito, estas formações rochosas abrigam uma grande diversidade de aves marinhas.
O Parcel dos Abrolhos e os Recifes das Timbebas tambem fazem parte do Parque Nacional e são muito procurados por turistas.
Entre Julho e Novembro, o litoral da Costa das Baleias é cenário de um grande espetáculo natural - quando as baleias Jubarte visitam as águas mornas e calmas para a reprodução.
As baleias Jubarte, de tamanho máximo de 18 metros de cumprimento, destacam-se de outras espécies pela curiosidade e figuras impressionantes, as vezes pulam com impulsos tão fortes que o corpo inteiro fica fora da água. Isso deu o apelido de "baleias acrobatas".
Diversas embarcações oferecem passeios para a observação das baleias, aos recifes e ao Arquipélago de Abrolhos.
O acesso à Caravelas é pela BR-101 até Teixeira de Freitas, de lá continua pela BA-290 até o cruzamento com a BA-001 que vai à Caravelas.
Outra opção de acesso é pela BR-101, BR-418, e a BA-001.
Via aérea: Há aeroportos regionais em Caravelas e Teixeira de Freitas.
O aeroporto internacional mais próximo encontra-se em Porto Seguro, que fica a 290 quilômetros de distância.



As praias de Caravelas:


Deserta, com coqueiros e areia branca.


Boa para banho, as águas são turvas por causa do Rio Caravelas. Na entrada há uma estátua de Iemanjá.


Há uma vila de pescadores, um hotel e barracas. Acesso via o povoado Barra de Caravelas.


Movimentada, própria para banho na maré alta.


Isolada, situada numa ilhota em frente da praia de grauça, com areia branca e águas claras. Travessia de barco a partir da praia de grauça ou do cais da Ponte Grande.


Urbana, na foz do Rio Caravelas.


Deserta e com ondas fracas, areia fina e coqueiros. Fica a 1 hora e pouco de barco a partir de Caravelas.


Com águas transparentes e areia clara. Tem uma bela vegetação com coqueiros e arvores frutíferas. Fica a 1 hora e meia de barco a partir de Caravelas.