Ituberá Costa do Dendê

Página Inicial

logo logo logo

Ituberá


O município de Ituberá localiza-se no litoral na Costa do Dendê, municípios limítrofes são: Igrapiúna, Nilo Peçanha e Piraí do Norte.
Características geográficas: 24 mil habitantes. Área total: 418 km².
O clima predominante é tropical úmido, as temperaturas variam em média de 20°C a 29°C no verão e de 17°C a 24°C no inverno.
Além das belas praias, muitas ainda desertas, Ituberá tambem é conhecido entre os turistas que procuram ecoturismo e aventuras.
O rio Santarém, que corta a cidade de Ituberá, possui duas cachoeiras de rara beleza.
A cachoeira da Pancada Grande com uma queda da água de 60m de altura, cercada pela Mata Atlântica é o atrativo principal do município.
A imensa queda da água forma uma piscina natural boa para banhos. Há uma trilha em meio a natureza que leva ao alto da cachoeira, de onde avista-se a costa inteira e a bela Mata Atlântica.
A cascata Castro Alves localiza-se na cidade de Ituberá, nos trechos do Rio do Cágados. O local é uma bonita mistura de belezas naturais com urbanismo.
O acesso ao município é pela BA-001 que passa pela cidade.
O aeroporto mais próximo fica em Valença a cerca de 40 km de distância. Salvador fica aproximadamente 320 km de distância.

As praias de Ituberá:



Situada em frente da Ilha de Boipeba, tem um vilarejo. Com coqueiros, mangues, Mata Atlântica e águas calmas. O acesso é de barco ou por estrada de terra que sai da BA-001 perto de Nilo Peçanha.


A 5 km ao norte da praia de Pratigi, com coqueiral extenso e mar calmo, acesso é feito por uma estrada de terra que sai 1 km antes de Pratigi ou pela praia.


Vila de pescadores, com areia fina, um coqueiral extenso e bananeiras. Acesso pela estrada partindo da BA-001 entre Ituberá e Nilo Peçanha.


Extensa e deserta, de mar calmo e uma lagoa próximo ao mar. De acesso difícil, por uma estrada de terra ou de barco.


Extensa, com um vila de pescadores e alguma infra-estrutura. Ondas fracas, areia fina e coqueiros. Acesso de barco a partir de Camamu ou da Barra Grande.